24/07/2011

Morar sozinho... Vale à pena?

Com  o mundo cada vez mais globalizado e indepedente, a família tradicional, com pai, mãe e três filhos, quase não existem mais no  Brasil. Pela primeira vez na história, o número de pessoas morando sozinhas ultrapassou o das famílias com cinco integrantes. Hoje, os domicílios com apenas um morador é superior a 12,2% do total. Os brasileiros solitários já somam 6,9 milhões - quase três vezes mais que os 2,4 milhões de 1991.

Os dados são do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo (IBGE). A pesquisa revela que o País está seguindo uma tendência internacional: há cada vez menos gente dividindo o mesmo teto. Em 1960, a média de moradores por domicílio era de 5,3 pessoas..

Cinqüenta anos depois, caiu para 3,3. Ainda assim, é bem maior do que a proporção em países europeus e nos Estados Unidos: por volta de 2,5. Existem, porém, duas grandes diferenças no aumento dos "solitários" brasileiros registrados na última década. A primeira é a intensidade - de 2000 para cá, o ritmo de crescimento dos domicílios com apenas um morador foi cerca de 15% maior do que na década anterior. A outra é a participação das cidades médias: morar sozinho era um comportamento mais restrito às grandes cidades. Mas, nos últimos dez anos, o avanço de casas e apartamentos com apenas um morador foi quase 40% maior em cidades de 100 mil a 500 mil habitantes que nos grandes municípios.

As principais explicações para esse fenômeno são o crescimento no número de idosos e o aumento na renda média do brasileiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os dois lados de morar sozinho:

1- Ser independente, ser responsável por seus atos, não precisar divivir espaço e objetos, não precisar contar com o outro, para despesas e coisas do gênero, não ter ninguém com quem falar, em caso de doença e etc , ouvir e ver seus fimes e músicas preferidas a qualquer hora, resolver problemas sem precisar contar ou discutir com outro. Por fim...Não precisar fazer concessões!

2- Ser dependente, ser responsável por seus atos e de outros, ter que dividir espaço e objetos, precisar contar com  outro, para as despesas e coisas do gênero, ter alguém com quem contar em caso de doença e etc, ouvir música, ver filmes e TV na hora que o outro, também, poder e quiser. Resolver os problemas discutindo em acordo, ou não, com outro. Por fim...Precisar fazer concessões!

"Qual das duas opções vale 'mais' a pena para você?"
By Sah

3 comentários:

  1. Anônimo26/7/11

    gagadj eu amo esse blog. porque vc não bota mais temas?
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/7/11

    eu não acredito que um cometa vai passar pela terra amnhã,atalvez só feis isso pra ganhar publico sem ofença. eu sei que esse blog é irado e legal.mas você pediu um comentario eute dei.
    recado para escritora desse blog:desculpe se te ofendi.amo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo27/7/11

    recado para a escritora dese blog:porque parou de escrever em seu blog? eu adoro ele!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir