Cobrança
começou na semana passada para alguns usuários, diz site.
Em pesquisa na rede social, o G1 constatou preços de R$ 0,60 e R$ 30,70.
Em pesquisa na rede social, o G1 constatou preços de R$ 0,60 e R$ 30,70.
Sem anúncio oficial, o Facebook
começou no Brasil a cobrança para que usuários enviem mensagens a
desconhecidos.
Segundo a empresa, o pagamento funciona em forma de teste para alguns
usuários desde o meio da semana passada.
“Continuamos testando a opção paga de os usuários enviarem suas mensagens à
Caixa de Entrada de outro usuário ao invés de ser redirecionada para a pasta
Outras, mesmo se os usuários não estão conectados no Facebook”, informou a rede
social ao G1.
A novidade havia sido lançada em forma de teste nos EUA em dezembro de 2012.
Funciona assim: o usuário paga US$ 1 para enviar uma mensagem diretamente à
“Caixa de Entrada” do remetente. Do contrário, a mensagem vai para a pasta
“Outros”, uma espécie de caixa de spams.
O Facebook permite classificar as mensagens enviadas pela rede social em
básica e restrita, opção que limita apenas a amigos a possibilidade de se
comunicar com determinado contato. As mensagens que chegam à pasta “Outros”
normalmente ficam escondidas e poucos usuários a acessam.
Caixa de mensagem para Sheryl Sandberg, diretora de operações do
Facebook, informando que envio direto à "Caixa de Entrada" custa R$
30,70 (Foto: Reprodução)
O G1 apurou o funcionamento da cobrança em três
ocorrências. Em uma delas, o Facebook cobra R$ 7,98. A pessoa possuía 4,5 mil amigo
não estava na lista de contatos e não possuía nenhum amigo em comum para que a
mensagem chegasse diretamente à "Caixa de Entrada".
A opção de enviar a mensagem sem custos é preservada. Mas diretamente para a
para “Outros”.
Em outra tentativa de envio para uma pessoa sem nenhum amigo em comum, o
Facebook cobra apenas R$ 0,60. Porém, diferentemente do primeiro caso, o perfil
possuía apenas 44 amigos.
O G1 também tentou enviar uma mensagem a Sheryl Sandberg,
diretora de operações do Facebook, que tem 1,2 milhão de seguidores. A rede
social cobrou R$ 30,70 para que a mensagem chegasse à “Caixa de Entrada” dela.
By Sah
Nenhum comentário:
Postar um comentário