Os bancários devem entrar em greve nacional por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). Os trabalhadores ainda realizam assembléias em todos os Estados na noite desta segunda-feira (26), para organizar a paralisação, mas é muito provável que a greve realmente comece amanhã (27/09), segundo assessoria de imprensa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (26), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) classificou a decisão de greve como "fora de propósito" e disse estar "preparada para continuar na negociação até que um acordo seja alcançado".
A greve já tinha sido aprovada em assembléia na última quinta (22). Na sexta (23) houve nova rodada de negociação com representantes da Fenaban. Os bancários rejeitaram a nova proposta de reajuste salarial e mantiveram a decisão de entrar em greve.
A Fenaban propôs um reajuste de 8%, sendo 0,56% de aumento real a inflação registrada no período foi de 7,4%. Os bancários consideram a nova proposta insuficiente e pedem aumento real de 5%.
O que os bancários querem:O reajuste salarial que os bancários querem é de 12,8%, o que corresponde a um aumento real de 5%. Também lutam por participações maiores nos resultados e lucros.Querem ainda valorização dos pisos, vales refeição e alimentação no valor de um salário mínimo de R$ 545. Mais contratações, saúde e segurança ainda fazem parte das reivindicações.
Consumidor: o que fazer caso a paralisação de fato aconteça, o consumidor ainda terá à sua disposição os canais de atendimento remoto, composto por postos de atendimento e pela rede de correspondentes como casas lotéricas, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Além disso, as contas que estiverem dentro do prazo de vencimento podem ser pagas por meio das centrais telefônicas dos bancos.
Os clientes podem contar, ainda, com os serviços de débito automático oferecidos pelas concessionárias em parceria com a Febraban, para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo), além de realizar transações por meio do internet banking, telefone e mobile banking (operações por meio do telefone celular).
Todos os canais citados devem funcionar normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), bem como o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.Fonte:Uol.com
By Sah
Nenhum comentário:
Postar um comentário