Dois anúncios de cosméticos que usavam fotos alteradas por computador foram proibidos no Reino Unido sob a acusação de que eram 'enganosos'.
Os anúncios, das marcas Lancôme e Maybelline, da empresa L'Oreal, traziam fotos da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington manipuladas por computador.
A decisão foi tomada em resposta à denúncia de um parlamentar, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as propagandas "não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar". O órgão regulador da publicidade britânica, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta."Deveríamos ter alguma honestidade nos anúncios publicitários." Disse o parlamentar.
Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a empresa de cosméticos admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as duas propagandas fossem enganosas.
Já no Brasil, o "photoshop", na propaganda enganosa reina descaradamente, garotas de 15 anos vendendo cremes para mulheres de 40. Atriz de 66 anos, vestindo "biquíni" e estampando revistas de dieta, mostrando um corpo de 25.
"Das duas uma! Ou os órgãos que regulam a propaganda/publicidade, no Brasil, trabalhem com mais qualidade e ética mostrando a verdade. Ou comecem a vender "Photoshop em creme!”
By Sah
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